Bolsonaro comete gafe absurda ao confundir Aracaju com Maceió
por Daniel Rezende
A chegada de Bolsonaro a Sergipe nesta sexta-feira, 26, tem provocado as mais diversas reações de lados políticos rivais. Já houve protesto de movimentos ligados à esquerda e já houve manifestações positivas de bolsonaristas no Aeroporto de Aracaju e nas ruas com uma motociata.
Mas, ao que parece, a grande marca da passagem do líder da direita no país será a gafe absurda cometida pelo presidente na chegada ao aeroporto, quando escreveu nas redes sociais que estava pousando no Aeroporto de Maceió, capital do Estado de Alagoas.
O fato tem repercutido nas redes e utilizado para reforçar o desprezo do ex-presidente aos estados do nordeste, região em que ele perdeu em todos os estados nas eleições de 2018 e de 2022.
Essa gafe, somada a outras frases de cunho preconceituoso de Bolsonaro aos nordestinos, tendo como principal exemplo o episódio em que ele ofereceu capim para à população da região, são artifícios consideráveis nessa narrativa.
Ainda que se justifique que este erro tenha sido cometido por um social media, ficará a pergunta com uma resposta óbvia: Por que esse profissional não foi minimamente informado? Porque o ex-presidente trata essa região como irrelevante no contexto eleitoral de todo o país. Fez uma viagem protocolar e nada mais que isso.
O que surpreende é o crescimento dessa base bolsonarista cada vez mais forte no nordeste, principalmente em Aracaju, onde esse desprezo tem sido ignorado. Estariam essas pessoas se enganando com um “mito” que nem mesmo as consideram relevantes?
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.