PL busca declarar Festa da Retomada do Povo Xokó como Bem de Interesse Cultural
Foi aprovado em votação o Projeto de Lei Nº 228/2024, de autoria da deputada Linda Brasil (Psol), que declara a Festa da Retomada do Povo Xokó como Bem de Interesse Cultural do Estado. O dia 9 de setembro passará a ser o Dia Estadual da Celebração da Retomada do Povo Indígena Xokó.
Em sua justificativa, a parlamentar explicou que esta é uma medida de grande importância para a preservação e valorização da cultura indígena. A festa celebra as retomadas da Caiçara e ilha de São Pedro, realizadas entre as décadas de 1970 e 1980, como parte fundamental do processo contemporâneo de renascimento cultural dos índios Xokó.
“A Festa da Retomada do Povo Xokó representa vividamente as tradições e a cultura desse povo indígena. O reconhecimento oficial como bem cultural implica um compromisso do Estado em preservar essas tradições para as futuras gerações, assegurando a valorização e proteção da identidade cultural do Povo Xokó. Além disso, a festa articula e relembra direitos, mobilização coletiva, história, rituais e cultura desses povos”, afirmou.
Com a declaração de Bem Cultural, estes índios conquistam a chance de educar a população sobre a história, tradições e importância do seu Povo, promovendo assim a valorização e o respeito pela diversidade cultural. Eles são tidos como uma das mais importantes entre a população indígena de Sergipe.
“A Festa da Retomada abrange história, ritual, cultura e força coletiva. O dia 9 de setembro deve sempre ser lembrado como a celebração da liberdade, independência e vitória do povo. Esta data é reconhecida como um marco de emancipação, quando os Xokó recuperaram parte de seu território, reafirmaram sua identidade e foram reconhecidos como uma comunidade indígena em Sergipe. A celebração é o evento mais significativo dentro da Terra Indígena Xokó”, acrescentou.
O Projeto de Lei foi votado e aprovado durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe e seguirá para sanção governamental.
Fonte: Alese
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.