PREFEITA DE AQUIDABÃ DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
A prefeita de Aquidabã, Ana Helena, decretou estado de emergência financeira e administrativa em todas as secretarias e órgãos municipais. A medida, válida por 90 dias e retroativa a partir de 2 de janeiro de 2025, foi motivada, segundo o decreto, por graves irregularidades e precariedades encontradas na gestão pública após o término do mandato do ex-prefeito interino Diogo Souza.
Entre os problemas identificados estão: ausência de documentos essenciais, computadores apagados ou danificados, frota de veículos sucateada, falta de materiais básicos nas secretarias e acúmulo de lixo nas ruas. Além disso, contratos e convênios vigentes não foram devidamente apresentados, e repartições públicas estão deterioradas e sem condições de uso.
O decreto ainda traz a informação de que essas situações comprometeu serviços básicos, como saúde, educação e assistência social. A limpeza pública, fornecimento de medicamentos e merenda escolar também foram afetados.
O decreto autoriza contratações emergenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos, conforme previsto na Lei n.º 14.133/2021. A gestão atual também fará auditorias nos contratos anteriores para apurar eventuais irregularidades.
Fonte: Genison Balbino
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.